marketing de afiliados

O que é Marketing de Afiliados

O mercado de Marketing de Afiliados atualmente é o maior gigante mundialmente falando, no que se refere à Internet principalmente. O número de pessoas e empresas que estão adentrando nesse mercado cresce a cada dia. Para trabalhar com o Marketing de Afiliado é enorme devido ao impacto que pode causar.

Para as empresas é uma ótima alternativa, pois aumenta consideravelmente o alcance de seus produtos e serviços. E para os usuários que se candidatam como afiliados também, pois aumentam seus leques de opções para rentabilizar seus projetos.

O Modelo do Marketing de Afiliados, pode ser explicado de forma simples de entender, pois, se trata de a empresa compartilhar uma parte dos ganhos com seus colaboradores afiliados, e por isso todos saem ganhando, e dessa forma temos um belo trabalho em equipe entre Empresas e afiliados.

Dentre o mercado de Afiliados, existem alguns formatos em que esses programas funcionam e como as empresas vão distribuir os pagamentos referentes aos anúncios, são eles:

  • CPC (Custo por Clique)
  • CPA (Custo por Ação)
  • CPL (Custo por Lead válida)
  • CPM (Custo por Mil Impressões)
  • CPF (Custo por Formulário)
  • CPV (Custo por Venda)

Calma, apesar de parecer complicado quando se vê essas siglas, é na verdade muito simples de entender. Vou explicar uma a uma para que você compreenda antes de utilizar em seus negócios, ok?

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CPM (CUSTO POR MIL – IMPRESSÕES)

Este formato de CPM significa que o valor pago pelo anunciante será “X” a cada 1000 Impressões que o banner tiver em sua página. Ou seja, é ligado diretamente com o número de PageViews de sua página que tiver o Banner relacionado. Vou dar um exemplo meramente ilustrativo.

Se você tem um Blog que fala sobre Moda, e, um colocou o banner de um anunciante que paga 2$ a cada 1000 Impressões do banner. Se você tiver nas Páginas que possui esse Banner, 100000 (cem mil) PageViews dentro de 1 mês, significa que tiveram “100 conversões” de CPM, ou seja, seu pagamento será 100 x 2$ = 200$. Espero que tenha ficado simples de entender.

CPC (CUSTO POR CLIQUE)

No caso do CPC, você é remunerado mediante ao número de cliques que ocorrerem nos anúncios. Sempre que houverem cliques, você será remunerado, apesar de que na maioria das vezes o valor pago por clique é baixo.

Mas preste atenção, não tente dar uma de espertinho e ficar clicando várias vezes em seus anúncios, pois pode até mesmo ser banido. O Sistema contabiliza geralmente no máximo 1 Clique por IP. E ainda assim, pense em você como anunciante: Gostaria que gerassem cliques inválidos em seus anúncios?

CPA (CUSTO POR AÇÃO)

Como o próprio nome já diz, o CPA é um Custo Por ação. E que ação seria essa? Depende do produto e do anunciante. Existem campanha que pagam por cadastro, outras por aquisição. Geralmente a comissão paga no CPA são bastante atrativas, pois você precisa de um público mais qualificado para converter.

Você pode por exemplo, colocar a Campanha de uma empresa que vende Suplementos alimentares, e o CPA será a aquisição de algum produto que o Cliente adquirir, e você receberá uma comissão mediante ao valor fixado previamente. Se o Valor Fixado for de R$ 100 Reais, então esse será o valor recebido por você a cada aquisição.

CPL (CUSTO POR LEAD VÁLIDA)

O CPL é semelhante ao CPA, porém, se traduz em Cadastros. Como citado antes, pode haver uma campanha de CPL Para cadastros em uma Plataforma qualquer.

E o pagamento será após a Validação do Cadastro, não apenas se cadastrar, mas confirmar e validar, para que não haja cadastros falsificados.  Esta é a grande diferença entre a ação e a lead válida.

Não é regra e vai depender de cada campanha, mas minha sugestão é que sempre que possível, escolha CPA ao invés da CPL. Pois, Após a ação ser realizada você é remunerado, e pronto.

CPF (CUSTO POR FORMULÁRIO)

Sinceramente, eu não conheço na prática este tipo de campanha, mas se trata apenas de preenchimento de formulários, ou seja, o anunciante vai remunerar mediante ao preenchimento correto do formulário, independente do que a Lead fará após isso.

CPV (CUSTO POR VENDA)

Os programas conhecidos como CPV têm como base as vendas. Geralmente, são programas de afiliados de lojas de e-commerce em que o objetivo e a conversão é a venda dos produtos na loja online do anunciante, independentemente do nicho. O programa de afiliado CPV paga uma comissão % sobre o que o Cliente comprar na Loja.

Ex.: Se você se inscreve em um programa de CPV e a remuneração será de 10% de comissão. O Cliente efetuou 350 Reais em compra? Sua comissão é de 35 Reais.

Marketing de Afiliados é abrangente

Como você pode perceber durante este artigo, o mercado de marketing de afiliados é gigante. E, ainda mais abrangente do que foi mostrado aqui, portanto fique ligado a outras postagens.

Vamos abordar este assunto porque queremos deixar tudo explicado de forma simples. O Marketing de Afiliados pode parecer complicado no primeiro contato, porém vai melhorando.

CONCLUSÃO

Se você realmente se interessou em adentrar nesse mundo do Marketing de Afiliados, entenda como funciona as formas de remunerações e quais são suas regras, e sempre leia as entrelinhas das campanhas, para depois não fazer anúncios errados e também escolher a que melhor se adapta ao seu negócio.

A Escolha de qual campanha aderir e qual estratégia adotar, depende do seu estilo de negócio, já que se você tiver um blog ou site de um Nicho, mas que recebe poucas visitas, a CPM não é uma boa pra você, mas talvez CPA seja ótimo, já que você provavelmente possui um público quente em determinado Nicho.

Espero que este artigo tenha te ajudado de alguma forma. Até a próxima!

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